COMO PLANEJAR SUA VIAGEM | DICAS E APLICATIVOS USADOS

DESTINOS | 20/10/2019

O que preciso saber, fazer e por onde começar?

Se você não gosta de planejar sua viagem e/ou não tem tempo, procure agências de turismo ou pessoas especializadas para que monte o seu roteiro.

Agora, se você é como eu e acha que montar o roteiro é começar a viagem antes mesmo de sair de casa, vai precisar de MUITA pesquisa para não se meter em nenhuma furada!


ONDE PESQUISAR:

Pra mim, essa tarefa é totalmente prazerosa e, se deixar, esqueço da vida e passo horas e dias elaborando cada detalhe de cada lugar que pretendo conhecer! Para isso, conto com a ajuda de blogs de outros viajantes, sites como TripAdvisor, Google Maps, Google Earth, Skyscanner, Decolar, submarino viagens e aplicativos de reserva de hotéis.


PESQUISA DE PASSAGENS AÉREA:

Na minha opinião, a parte mais chata! Não gosto de ficar pesquisando e comparando preços, mas essa é uma parte fundamental da viagem.

Como morro de medo de avião, procuro comprar passagens sempre em empresas de grande porte, que passam mais confiança e credibilidade. Sei que acidentes acontecem com qualquer um e em qualquer lugar, mas prefiro acreditar que em empresas maiores a manutenção e a segurança são levadas mais a sério!

Feita a escolha das companhias, começo a comparar seus preços, vantagens e desvantagens como escalas longas, rápidas ou voos diretos. Pode parecer frescura, mas quando tem criança no meio cada detalhe conta muito.

Para essa pesquisa costumamos usar o Passagens Promo (aproveite nosso cupom de desconto CLICANDO AQUI), Google Flights e o Skyscanner, são os que funcionam melhor pra gente, mas você também pode comparar os preços na Max Milhas, Decolar, Submarino Viagens, Passagens Imperdíveis e outros sites.

Passagem escolhida? Então vamos para o próximo tópico.


SEGURO VIAGEM:

Pra mim esse item é essencial e não viajamos sem!

Lembre-se que você estará em um País estrangeiro (no caso de viagens para o exterior) longe de tudo e de todos, e acidentes e doenças podem ocorrer em qualquer lugar do mundo!

Muitos seguros cobrem despesas médicas, odontológicas, extravio de bagagem, reembolso por atraso ou cancelamento de voo, etc.

Opte por empresas confiáveis e não escolha seguros com valores de coberturas muito baixas. Normalmente os custos com saúde são sempre muito altos e se o seu seguro for muito baixo você vai precisar desembolsar uma boa grana para cobrir os custos de tudo.

Nós só contratamos serviço de seguro viagem na Seguros Promo, inclusive temos um post falando sobre o assunto, onde disponibilizamos nosso cupom de desconto. CLIQUE AQUI e aproveite também!

Seguro contratado? Vamos para a próxima parte da viagem


ALUGUEL DE CARRO:

Normalmente essa parte do planejamento fica sob os cuidados do Son, meu marido. Ele é apaixonado por carros e entende melhor do que eu.

Mas os pontos levados em consideração são:

- Número de pessoas na viagem  

- Número de bagagens que terão que transportar

- Custo benefício referente ao combustível utilizado

- Cadeirinha para automóvel, caso tenha crianças pequenas na família

- Estabilidade/segurança do carro


Em nossa última viagem para os EUA alugamos uma mini van, mesmo sendo apenas 2 adultos, 1 criança e 1 bebê. Um carro sedan não comportaria o nosso número de malas.

Lembre-se que o aluguel da cadeirinha muitas vezes não está incluso no aluguel do carro e é preciso alugar a parte. E não esqueça de pesquisar as regras do País/Estado que irá visitar. Alguns lugares o tipo de cadeirinha difere na idade da criança.

Devolver com tanque cheio ou vazio?

Vai depender da sua preferência. Nós já optamos por devolver com tanque cheio e já optamos também em devolver com tanque “vazio”. Não vi grandes vantagens e desvantagens entre as duas opções.

Quanto aos seguros tenha cuidado! Algumas empresas vão tentar empurrar todos os tipos de seguros possíveis e imagináveis na hora da contratação! Por isso, aconselho a alugar o carro com antecedência, pelo site, assim você terá tempo de pensar em tudo que te oferecem e decidir o que se encaixa ou não em seu perfil.

Em nossa primeira experiência com aluguel de carros, em Las Vegas, fizeram um pacote mega caro pra gente e nós aceitamos. Não tínhamos experiência nesse assunto.

Insisto: pesquisem tuuuuudo que vocês puderem e tirem dúvidas com pessoas mais experientes!

*Lembrando que se você pretende ir de um Estado para outro de carro alugado é possível devolver o carro em Estados diferentes, mas você terá que pagar uma taxa extra.

*Não esqueça sua carteira de motorista!

Muitos países aceitam a Carteira Nacional de Habilitação, mas alguns não e, nesse caso, será preciso tirar uma PID (Permissão Internacional para Dirigir). Procure saber, com antecedência, se o País que irá viajar aceita ou não a CNH.

Costumamos pesquisar os valores dos automóveis em sites como Decolar, Rentcars, Rentalcars ou diretamente no site das empresas, como Localiza, Unidas, etc.  


HOSPEDAGEM:

Costumo procurar hotéis com preços que atendam a minha realidade, faço uma breve listinha e depois vou levando em consideração as avaliações que outros viajantes fizeram no TripAdvisor.

Na pesquisa costumamos utilizar o Trivago, Expedia, Airbnb, Booking, Decolar e o 'multiuso" TripAdvisor.

Você também pode verificar os valores diretamente com a hospedagem, em alguns casos, quando negociado diretamente com o local escolhido, é possível encontrar valores ainda melhores que os oferecidos pelos aplicativos e sites de busca, mesmo estes sendo muito bons!

Hotel/Pousada/Hostel/Camping decidido? Partiu para próxima etapa!


TRAÇANDO O ROTEIRO:

Sem dúvidas a melhor parte!

E mais uma vez utilizo blogs de outros viajantes e o TripAdvisor para listar os pontos turísticos, selecionar o que nos agrada e o que não nos agrada muito.

Vou dar o exemplo das nossas escolhas, mas lembre-se que cada pessoa, grupo ou família tem seu próprio perfil e estilo de viagem.


Sempre pesquiso se o lugar tem:

- Parques e lugares de natureza

- Praias boas e indicadas para crianças

- Cachoeiras

- Trilhas

- Opções de lazer e atividades ao ar livre

- Lugares bons para comer

- Atividades e atrações Infantis

- Mirantes

- Museus

- Locais históricos

- Lojas de souvenir 

- Lugares que ofereçam experiências da cultura local.


Após selecionar tudo que gostaríamos de conhecer, passo para a parte de visualização dos locais no mapa, usando o Google Maps.

A partir daí junto os locais que são próximos um do outro e começo a montar o roteiro por dia.

Costumo separar atividades ao ar livre para parte da manhã, escolho um local bom para comer (também baseado nas avaliações de outros viajantes pelo TripAdvisor ou Foursquare) e em seguida encaixo um programa em local fechado.

E assim vou montando dia após dia.

*Lembrando que nem tudo sai como planejado e durante a viagem vou fazendo as alterações necessárias. O roteiro serve como base para tentar aproveitar o máximo possível da viagem, mas ele não precisa ser algo fixo do início ao fim.

Espero ter ajudado um pouquinho! Se tiverem alguma dúvida escrevam nos comentários e tentaremos ajudá-los!


NÃO SE ESQUEÇAM!

TENHAM EM MÃOS TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS E VERIFIQUEM, COM ANTECEDÊNCIA, SE SERÁ PRECISO TIRAR VISTO PARA O PAÍS DESTINO!


Compartilha nosso post com outros viajantes e em suas redes sociais!

[POR MAIS ROTAS E MENOS ROTINA!]


Leia também os posts sobre:

SEGUROS PROMO

PASSAGENS PROMO

CHIP DE INTERNET



COMO PLANEJAR SUA VIAGEM | DICAS E APLICATIVOS USADOS - 2
Compartilhe:

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

entremalasemamadeiras

online

Olá, como posso ajudar?